INOVAÇÃO | Destinação correta de asfalto contribui para evitar contaminação do solo

INOVAÇÃO | Destinação correta de asfalto contribui para evitar contaminação do solo

Notícias Apr 28, 2023

A palavra inovação está associada à criação de algo novo e refere-se a uma ideia, um método ou um objeto criado. É um processo transformador que promove a ruptura de paradigmas, mesmo que de maneira parcial, impactando positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.

No saneamento, os processos inovadores trazem diversos benefícios e, por meio da série Inovação, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, tem apresentado casos em que isso é aplicado em suas unidades, proporcionando benefícios à população.

Um exemplo é a destinação correta de resíduos, que tem como objetivo reduzir a quantidade do que é enviado aos aterros e o reaproveitamento de materiais que são parte do cotidiano da concessionária.

De janeiro a março deste ano, a BRK realizou em média o atendimento de 120 ordens de serviços de manutenções em redes de água e esgoto – nas quais foi necessário realizar a retirada do asfalto para executar os serviços. Diante disso, foram 545 metros de capa asfáltica retirados e que seriam destinados para um aterro sanitário se não fosse a utilização de uma escavadeira específica, que tem a função de separar a terra do asfalto no momento das intervenções.

Com isso, a terra é encaminhada para o aterro sanitário e o asfalto direcionado para uma usina responsável por reciclá-lo ou descartá-lo conforme prevê a legislação. 
O asfalto, se descartado incorretamente, pode contaminar o solo, prejudicando assim o meio ambiente e a saúde da população que reside próximo ao local de descarte. Por isso, é importante adotar medidas para evitar a degradação do solo e a propagação de doenças.

“A agenda ESG (sigla para Environmental, Social and Governance que, em tradução livre significa Ambiental, Social e Governança) faz parte da rotina da empresa e um dos compromissos, quando falamos dos aspectos ambientais, é adotar ações que contribuam com a preservação dos ecossistemas nos quais a gente atua, para evitar a perda da biodiversidade”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.